Vestidos Longos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

É incrível como que mesmo em um país tropical como o Brasil as mulheres estão loucas por vestidos longos! Mas realmente são muito lindos, caem bem em qualquer corpo, baixinho ou alta pode usar, são urbanos, casuais, sérios, despojados, enfim… É só saber usar.

Essa moda estourou com Auslander, British Colony, Isabela Capeto e Maria Bonita Extra, na edição de 2011 e de 2012 do Fashion Rio, fazendo isso virar uma tendência dos anos conseguintes.

Vestidos longos de festa

Usar longo em festa é sinônimo de chique hoje em dia, já que o comum está sendo o curto. Então se deseja ousar em uma festa, abuse do longo! Invista em estampas lisas, com enfeites de brilho ou broches em partes específicas do vestido. Estampas com cores neutras e sem formas concretas (listras, bolinhas, flores) dão total liberdade para investir em joias, sapatos mais chamativos e bolsa também charmosinha.

Se você é consideravelmente gordinha, evite vestidos de festa longos. Claro que tem pra você, mas procure evitar e opte por tamanhos médios.

E meninas, nada alcinha para não realçar as gordurinhas dos braços, optando por uma gola especial, uma manga curtinha e outros menos “nus”. Alcinha só se o vestido tiver uma “colagem” especial no corpo, com um decote bonito e “aquele” colar brilhante da moda (max colars).

Vestidos longos para o dia-a-dia

Já no dia-a-dia, para ir para a faculdade, uma sexta-feira de trabalho ou até sair para o parque com as crianças, a moda do vestido longo já tem outro foco. O floral, o estampado, o colorido entra em ação! Brasil é país de verão, então use vestidos longos vivos no dia-a-dia, nada muito sem charme como um basicão cinza.

É importante também que o material desse vestido seja leve, para evitar calor e aderir sensualidade a quem veste, concorda? Pra ser sensual não precisamos mostrar as pernas. Nesses casos, alcinhas são bem-vindas!

Opte por comprar ou mesmo fazer nos seus vestidos um corte especial nas laterais, com a saia aberta dos lados, pois além de ser mais refrescante é chique e te deixa mais livre para caminhar. Cuidado também com o tamanho do vestido. Cair de longo é um mico estranho!

Dica para quem é descolada ou quer ser mais: use vestidos longos durante o dia com acessórios hippies, como pulseirinhas diversas, brincos de côco, e até aquelas pequenas tatuagens sobressaltando em meio a pele. O vestido oferece liberdade nesses casos.

Como e com o que usar

Dá pra usar com tudo, mas tem coisinhas “padrão” que temos que saber como usar. Como já dito anteriormente, joias douradas ou pratas em festas devem acompanhar vestido de cores mais neutras, daí o tecido já pode ser mais pesado; chapéus de sol ficam simplesmente lindos com vestidos do dia-a-dia, daqueles bem florais ou de estampas de traços diferenciados, assim como também os panamás, super charmosos e aptos a várias combinações.

Você também pode escolher em salto ou rasteirinha junto desse vestido longo. Tênis não cola, meninas, fica realmente estranho. Botas, depende da situação e do estilo dela, então isso vai de você! Use rasteirinhas neutras, nem precisa ser da cor do vestido, assim como os sapatos mais altos.

Cabelos presos ou soltos também fazem a diferença com um vestido longo. Ao deixar ele solto, liso ou cacheado, você se demonstra uma mulher livre e confiante, até um pouco engraçada pelo ar de jovem que está passando com esse estilo. Se prender o cabelo, parecerá mais séria, mais responsável, mais chique, o que é indicado para um penteado especial em épocas de festa, como madrinhas de casamento, por exemplo. Isso é relativo, não é gente? Cada uma aqui usa o cabelo como bem quer, basta saber combinar!

Baixinhas de vestido longo

Todos pensam que baixinhas não podem usar vestidos longos, e é claro que pode sim! Não é o tamanho do vestido que vai dizer se dá certo ou não com baixinhas ou gordinhas e sim a sua estampa, cor e até os acessórios que usamos com eles. Então, que fique claro para as baixinhas que podem usar vestidos longos sim, porém com algumas limitações básicas, nada complicado.

Evitar usar estampas demais, como listras na horizontal, o que além de encurtar quem já é pequeno, engorda. Vestidos florais de cores claras, vestidos mais justos sem pano “extra”, com um pequeno cinto no meio da cintura e uma rasteira deixam tudo ok. Ok?